Ouvir a população, implementar o plano de governo e diagnosticar as demandas da Regional Nacional. Esses foram os principais objetivos da equipe da administração local nestes primeiros meses da nova gestão. A região vive a expectativa da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nacional, que deve ficar pronta em agosto, um pedido feito pela prefeita Marília Campos em visita ao equipamento em fevereiro. A obra está orçada em R$ 5,4 milhões.
“Nestes primeiros dias de governo, o meu posicionamento como administradora regional é implementar o plano de governo da Marília Campos no nosso território e conversar com as pessoas. Fizemos conversas com a população da Regional. Realizamos levantamento das demandas em relação à saúde e à educação, porque a nossa Regional está em franco crescimento, com diversos empreendimentos vindo para cá. São equipamentos que nós teremos que viabilizar e discutir com todas as secretarias, para a gente acolher com qualidade essas pessoas que estão chegando na nossa Regional”, disse a administradora regional Janete Romão da Silva.
Neste processo foram realizadas diversas reuniões com grupos e entidades para ouvir as demandas da região. Dentre eles, com Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Conselho Tutelar e Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). A equipe também esteve em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região, fazendo vistoria e levantando com a população as demandas para cada equipamento.
Foi feito ainda um levantamento de todas as escolas municipais, estaduais e particulares, com o objetivo de conhecer as demandas e estabelecer um diálogo para ações futuras.
Obras
A Regional Nacional tem expectativa de grandes obras e uma migração de até 15 mil pessoas até 2022, devido à ida de grandes empreendimentos imobiliários para a região. Hoje, a região conta com 70 mil habitantes.
Até o fim do ano passado, as obras na UPA Nacional estavam lentas e sem previsão de entrega. Nessa época, apenas 14% da estrutura estava pronta. Em visita ao empreendimento, o secretário de Obras, Marco Túlio, afirmou que a obra foi definida, junto com a secretaria de Saúde, como uma das prioritárias para conclusão. Assim, em um mês e meio em 2021, as obras da UPA avançaram para 26%. E no o fim de março chegaram a 50%.
Na visita ao local a prefeita Marília Campos solicitou para a empresa que está gerindo a obra que a inauguração ocorresse em agosto, mês do aniversário da cidade. “Vai ser uma UPA muito importante para a região, pois existe uma demanda grande da população do local. Como sempre digo: saúde tem pressa. E queremos inaugurá-la o mais rápido possível. Fiz um pedido especial para o engenheiro responsável pela obra, para que possamos inaugurar a unidade no aniversário de Contagem, em agosto”, afirmou a chefe do Executivo.
Outra boa iniciativa para a região foi o início em abril das obras de requalificação da Avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Xangri-lá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. As intervenções em execução na via contemplam cerca de dois quilômetros de fresagem geral e reconstituição de meios fios. Após a etapa de fresagem, será feita a requalificação do pavimento com a aplicação de uma camada de reforço.
[caption id="attachment_4363" align="alignnone" width="225"] Obras de requalificação da Avenida Presidente Tancredo Neves, no Xangri-lá[/caption]A avenida faz a ligação entre os bairros Pedra Azul, Nacional e Xangri-lá, possuía um pavimento em péssimas condições, o que dificultava o tráfego pelo local. A restruturação da avenida está orçada em aproximadamente 2,2 milhões de reais. Todas as intervenções, viárias e urbanísticas, devem ser concluídas em maio deste ano.
As obras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e são financiadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF).
Em fevereiro, a Prefeitura deu início à nova etapa das obras de ampliação do Viaduto Ceasa, na região da Ressaca. As intervenções são importantes para o munícipio, pois vão eliminar um grande gargalo de trânsito que existe em frente à Central de Distribuição de Minas Gerais (CeasaMinas). A reestruturação do elevado vai garantir também a integração das regiões Ressaca e Nacional com o restante da cidade.
[caption id="attachment_4364" align="alignnone" width="300"] Concretagem do viaduto da Avenida Helena de Vasconcelos / CeasaMinas[/caption]Revitalização
A revitalização da cidade é um dos focos da Prefeitura e da Regional. Em janeiro, a Operação Tapa-Buraco (OTP) tapou buracos de 32 ruas em seis bairros da Regional Nacional. Também foram realizadas pequenas intervenções de manutenção e limpeza, como construção de rampa para deficiente físico, meio-fio, limpeza de calhas e bueiros, entre outros serviços.
A capina das ruas também continua. A Regional está fazendo o levantamento das demandas, mas a população pode enviar por e-mail ou ligar diretamente na regional para solicitar o serviço. É importante a população saber que nós somos a porta de entrada para a Prefeitura. Qualquer demanda pode ser feita para a Regional, que vai dialogar e demandar com a administração central.
Bairros e vilas da Regional
Os bairros e vilas que compõem a Regional Nacional são: Bom Jesus; Bosque Braúnas (Parte); Caiapós; Chácaras Bom Jesus; Chácaras Campestre; Chácaras Cotia; Chácaras Novo Horizonte; Chácaras Planalto; Chácaras Reunidas Santa Terezinha; Confisco; Conjunto Carajás; Estrela Dalva; Jardim Alvorada; Lua Nova da Pampulha; Nacional - 1ª e 2ª Seções; Nacional (Vila Covan); Novo Recanto; Pedra Azul - 1ª e 2ª Seções; Pôr do Sol; Recanto da Pampulha; São Mateus; Tijuca; Vale das Amendoeiras; Vale das Orquídeas; Vila Alvorada; Vila Bambu Verde; Vila Boa Vista; Vila Estrela Dalva; Vila Floriano Peixoto; Vila Francisco Mariano; Vila Gangorras; Vila Jesus de Nazaré; Vila Nacional; Vila Recanto da Pampulha; Vila São Mateus; Vila Senhora da Aparecida; Vila Senhora da Conceição; Vila Tenente Castorino; Xangrilá - 1ª, 2ª e 3ª Seções.
Faça contato com a Regional
[caption id="attachment_4365" align="alignnone" width="300"] Administradora Regional Janete Romão da Silva[/caption]Para outras informações sobre serviços prestados na Regional, basta entrar em contato no número (31) 3397-1098 ou pelo e-mail regional.nacional@contagem.mg.gov.br. A sede da Regional funciona na Rua Quintino Bocaiúva, 930, Pedra Azul, das 8h às 17h.